segunda, 01 de maio de 2017 - 14:31h
Estado oferece ações de cidadania no Dia do Trabalhador
Diversos serviços, como expedição de documentos e orientação jurídica, foram ofertados.
Por: Andressa Serique
Foto: Wenndel Paixão
O pedreiro Francisco Santos aproveitou para retirar a segunda via da Carteira de Identidade e o cartão do SUS

Com uma programação pra lá de animada, o Governo do Estado homenageou os trabalhadores amapaenses com uma grande ação de cidadania, que levou diversos serviços ao Estádio Olímpico Zerão, local do evento, nesta segunda-feira, 1º de maio.

Sob a coordenação da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), a Rede Super Fácil e órgãos parceiros emitiram diversos documentos, como Carteira de Identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), Título de Eleitor (Tribunal Regional Eleitoral) e Certidão de Nascimento.

Outro parceiro, o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), prestou orientações jurídicas sobre impasses como tutela, divórcio, separação, direitos da criança e do adolescente, direitos do trabalhador e aposentadoria. O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AP) também levou informações e esclareceu dúvidas, além de receber denúncias do público.

Um dos locais bastante visitados por jovens foi o stand do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que ofereceu o teste vocacional. A adolescente Alessandra Maia Fellipo, de 17 anos, que acompanhou o pai em busca de atendimento de saúde, vai encarar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano. Por isso, ela não perdeu a chance de testar para qual área ela tem mais aptidão. “O resultado apontou que eu tenho um perfil empreendedor, mas também com tendência para a área de humanas. Acho que posso escolher direito, tenho vontade de ser advogada mesmo”, animou-se.

O serviço mais procurado foi o cadastro de vagas do Sistema Nacional de Empregos (Sine). Mais de 600 cadastros foram preenchidos pela equipe do órgão. “Arrumar trabalho não está fácil e qualquer oportunidade, a gente tem que aproveitar. Moro aqui perto e vim a pé mesmo. Já que hoje é o Dia do Trabalhador, a gente vem atrás de trabalho, né?”, brincou Marivalda Tavares, de 39 anos, que procurava vaga de atendente de caixa.

Ao final da ação, o Super Fácil havia emitido 400 carteiras de identidade e mais de 300 cartões do SUS. O pedreiro Francisco Santos conseguiu tirar os dois documentos. Ele elogiou a inciativa. “Graças a Deus não me falta trabalho. Por isso, eu estava sem tempo de ir tirar a segunda via da identidade e hoje, como é feriado, eu aproveitei pra vir tirar esses documentos. Tirei também o cartão do SUS, que é muito importante, porque agora todo atendimento de saúde tem que ter. Muito útil o evento. Nada melhor do que o trabalhador ser tratado como cidadão”, avaliou.

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PROCON-AP - Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá
Av. Henrique Galúcio, 1155B - Central, Macapá - AP - (96) 33121-022 - cartorio@procon.ap.gov.br